Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0155   
Autor Principal Diogo, Maria Fernanda
Demais autores Maheirie, Katia, 1963- , orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal De balde e vassoura na mão [dissertação] : os sentidos do trabalho para as mulheres que exercem suas funções no setor de limpeza e conservação em uma empresa prestadora de serviços em Santa Catarina / Maria Fernanda Diogo ; orientadora, Kátia Maheirie. -
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física ix, 131 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0155.pdf
Notas de Resumo Esta dissertação buscou compreender os sentidos do trabalho para mulheres que exercem funções de limpeza e conservação em empresa prestadora de serviços em Santa Catarina. Sua espinha dorsal foi a perspectiva histórico-dialética, entendendo o sujeito como social e historicamente determinado, constituído e constituinte do contexto no qual está inserido. Foi realizada uma pesquisa de campo de metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso. As entrevistas realizadas buscaram encontrar o movimento destas mulheres nos processos de escolha da profissão, os sentidos atribuídos a este trabalho, bem como quais os projetos por elas engendrados. O método de análise foi progressivo-regressivo, baseado na teoria sartreana, buscando destacar a objetivação das subjetividades nos sentidos vertical - contemplando a singularidade na intersecção com a coletividade - e horizontal - considerando as dimensões de passado, presente e futuro. A análise do material obtido demonstrou que a gênese desta escolha foi motivada pela necessidade econômica aliada à baixa escolaridade. Nos sentidos atribuídos ao trabalho destacaram-se aspectos depreciativos e desvalorizantes, contudo este demonstrou ser importante e central na vida destas mulheres. Quanto à dimensão de futuro, esta profissão foi sentida como pouco atrativa e a mudança de emprego, na maioria dos casos, fica na dependência de outra possibilidade de inserção profissional.
Numero de Controle local 193966
Número controle Bibliodata SC000794024
Assuntos Psicologia
Trabalho feminino
Limpeza
Prestação de serviços
Relações de gênero