Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0151   
Autor Principal Klüsener, Cristiane Sangoi
Demais autores Cruz, Roberto Moraes, orientador
Oliveira, Ana Maria Faraco de, co-orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Características comportamentais de pessoas socialmente competentes no trabalho / [dissertação] / Cristiane Sangoi Klüsener ; orientador, Roberto Moraes Cruz, co-orientadora, Ana Maria Faraco de Oliveira. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física 120 f. : tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0151.pdf
Notas de Resumo O objetivo desde estudo foi identificar comportamentos percebidos como socialmente competentes no trabalho. O fenômeno das competências sociais tem sido discutido com foco nos processos de aprendizagem, formação de conceitos e elaboração de condutas sociais. Este estudo, entretanto, propõe uma discussão sobre as competências sociais nas situações de trabalho situando o fenômeno da competência social na relação entre exigências requeridas e capacidade demonstrada pelo trabalhador para realizar uma atividade. Nesse sentido, as competências sociais no trabalho estão diretamente relacionadas à percepção das pessoas sobre os comportamentos demonstrados nas situações de trabalho. Para descrever este fenômeno, foi realizada uma decomposição das variáveis que caracterizavam a competência social na literatura especializada. Com base nisso, foi construído um questionário (Q-ACS) e aplicado com 200 trabalhadores de uma empresa pública de capital misto do segmento de petróleo e energia na região Sul do País. Os dados possibilitaram descrever a graduação de importância entre 48 comportamentos identificados como características de pessoas socialmente competentes no trabalho. Foi observado que 19 dos 48 comportamentos apresentados no inventário foram percebidos com grau de importância máxima e estes configuram um conjunto de características relacionadas às características de uma pessoa sociável, comunicativa e comprometida com o trabalho.
Numero de Controle local 212775
Número controle Bibliodata SC000794989
Assuntos Psicologia
Habilidades sociais
Trabalho
Desempenho