Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0157   
Autor Principal Pereira, Lízia Cristina Klan
Demais autores Zanelli, Jose Carlos, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Gestão da qualidade e valores pessoais do trabalhador : [dissertação] / o caso da Eletric / Lízia Cristina Klan Pereira ; orientador, José Carlos Zanelli. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física 1 v. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0157.pdf
Notas de Resumo Este estudo teve como objetivo identificar e analisar a influência dos princípios da gestão da qualidade nos valores pessoais de trabalhadores que vivenciaram o período anterior e posterior a implantação deste sistema de gestão em uma organização(Eletric). A análise permitiu identificar que a relação de influência de um sistema de conceitos sobre os valores pessoais de um indivíduo não pode ser concebida como uma relação de causa e efeito. Há uma variedade de fatores multi-determinados e inter-relacionados que interferem nesta relação. Para cada trabalhador esta é singular, inviabilizando o estabelecimento de padrões no processo de influência. É possível reconhecer, no entanto, que vincula-se ao compartilhamento de expectativas e metas comuns e aos processos de socialização primária. Entre os fatores associados destaca-se a importância do trabalho na vida do indivíduo; os vínculos estabelecidos com a organização; o desejo de manutenção do emprego; oportunidades de crescimento pessoal e profissional e a internalização da exigência de mudança.Caso os valores básicos do indivíduo sejam congruentes aos princípios da qualidade firmados pela organização, o processo de adaptação é facilitado e estes ascendem na hierarquia de valores do indivíduo. Caso sejam incongruentes há resistência, mas há a possibilidade de aceitação e assimilação a novos valores.
Numero de Controle local 212982
Número controle Bibliodata SC000799859
Assuntos Psicologia
Trabalhadores
Percepção
Valores
Trabalho - Organização
Gestao da qualidade total
Cultura organizacional