Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0156   
Autor Principal Nunes, Talita Rodrigues
Demais autores Schulze, Clelia Maria Nascimento, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal A influência da música sobre as representações sociais de meio ambiente no contexto de uma exposição científica / [dissertação] / Talita Rodrigues Nunes ; orientadora, Clélia Maria Nascimento Schulze. -
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física ii, 203 f. : il., tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0156.pdf
Notas de Resumo O estudo, através da abordagem exploratório-descritiva e interpretativa, foi realizado com vinte mulheres, com 60 anos ou mais, durante a consulta de enfermagem para realização do exame preventivo de câncer ginecológico. O objetivo geral foi compreender os componentes cognitivo, afetivo e comportamental das atitudes, frente à sua sexualidade, levando em conta nas suas narrativas, as experiências passadas e presentes. O marco teórico-conceitual está alicerçado em atitudes, narrativa e memória coletiva dentro da psicologia social. Os "Anos Dourados", época em que a mulher estudada viveu sua juventude também foi enfocado. Os resultados e análise das narrativas destas mulheres sobre suas lembranças da época que eram jovens, mostraram no elemento cognitivo, que elas desconheciam a menarca, a virgindade, a noite de núpcias, o corpo masculino... Na terceira idade, seu pensamento voltou-se para as mudanças no comportamento dos jovens e na visão assexuada da velhice. No componente afetivo, em sua juventude, as mulheres avaliaram negativamente a primeira experiência sexual; e ao descobrirem o que lhes agradava e desagradava, a resposta emocional se tornou mais positiva. Na terceira idade, a avaliação emocional relativa à sexualidade, tendeu para a negatividade ao expressarem a perda e repressão da libido. Quanto ao componente comportamental, quando jovens, abordaram sobre a distância física no namoro e a não aceitação de determinadas práticas sexuais no casamento. Atualmente na terceira idade, a tendência foi para a submissão e privação sexual. As atitudes dessas mulheres refletiram uma sexualidade apoiada no modelo aprendido social e culturalmente; onde os papéis multifacetados, como o lar, os filhos, o marido, a maternidade e o casamento, serviram de base para a vivência de sua sexualidade.
Numero de Controle local 213505
Número controle Bibliodata SC000799115
Assuntos Psicologia
Musica
Representações sociais
Meio ambiente