Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0160   
Autor Principal Farinha, Silvana
Demais autores Scotti, Sergio, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal A depressão na atualidade [dissertação] : um estudo psicanalítico / Silvana Farinha ; orientador, Sérgio Scotti. -
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física 102 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Notas de Resumo Aborda a questão da depressão na atualidade a partir do estudo de alguns psicanalistas contemporâneos com referencial teórico em Sigmund Freud e Jacques Lacan. Apresenta uma evolução do conceito de depressão ao longo da história do pensamento médico e filosófico do Ocidente, bem como as concepções freudianas e lacanianas acerca da depressão. A partir da leitura de textos de psicanalistas sobre a questão da depressão na atualidade, levanta os seguintes itens que caracterizam e conformam o tema da pesquisa: nome do mal-estar na atualidade; banalização do conceito; a depressão não é uma nova entidade clínica; é parte da condição humana; medicação antidepressiva/toxicomanias; declínio da lei simbólica; privilégio do gozo em detrimento do desejo; tratamento pela psicanálise. Destaca trechos de textos que melhor desenvolvem os itens levantados. Conclui que a depressão possui uma dimensão social atrelada ao modo de vida e relações sociais das sociedades contemporâneas e uma dimensão subjetiva, estrutural, trans-histórica, ligada à maneira pela qual o sujeito se constitui com relação à falta e à castração e que a psicanálise, pela imposição ética do bem-dizer, apresenta-se como uma forma de tratamento que propicia ao sujeito a construção de um saber sobre o seu desejo e seu modo de gozo, de satisfação pulsional.
Numero de Controle local 213756
Número controle Bibliodata SC000798836
Assuntos Psicologia
Depressao mental
Psicanalise
Inconsciente
Desejo