Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0161   
Autor Principal Abella, Sandra Iris Sobrera
Demais autores Zanella, Andrea Vieira, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Investigando os signos e suas relações em um "Grupo de Meninas" de Cândido Portinari / [dissertação] / Sandra Iris Sobrera Abella ; orientadora, Andréa Vieira Zanella. -
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física 215 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia.
Notas de Resumo Análise dos signos presentes no quadro "Grupo de Meninas", de Candido Portinari, e os significados veiculados. Estudo sobre as possibilidades de produção de sentidos e leitura de obras de artes plásticas a partir de sua materialidade. Construção de um método para leitura de imagens visuais, mais especificamente pictóricas, a partir de embasamento nos estudos psicológicos de Vigotski e em estudos e conceitos do campo da arte e da semiótica de diversos autores: Arnheim (1991), Joly (1996), Labastida (1985) e Pignatari (1995), e também na definição complexa de arte de Kagan (1980). A partir de uma síntese entre as contribuições teóricas e/ou metodológicas desses autores, a obra de arte é pensada neste trabalho como o produto complexo de uma atividade humana, abrangendo de modo imbricado conhecimento, ideologia, produção material e comunicação, e como uma signagem específica em que seus signos icônicos, plásticos e lingüísticos, constituindo "formas conceitualizadas" e "conteúdos formados", em que conteúdo e forma não são aspectos opostos e completamente separados entre si, são lidos de modo relacional. Ainda nesta concepção, a apropriação e processo de produção de sentidos são construídos pelos sujeitos que com a obra estabelecem uma relação estética, mediados por diversos signos externos à imagem, e a partir dos processos psicológicos superiores constituídos culturalmente.
Numero de Controle local 213769
Número controle Bibliodata SC000798641
Assuntos Psicologia
Pintura - Psicologia
Significacao
Artes - Psicologia