Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0166   
Autor Principal Pinheiro, Priscilla Lourenço
Demais autores Medeiros, José Gonçalves, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Características da informação utilizada no processo de tomada de decisão pelo curso de psicologia / [dissertacão] / Priscila Lourenço Pinheiro ; orientador, José Gonçalves Medeiros. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física vii, 71 f. : grafs., tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0166.pdf
Notas de Resumo Caracterizaram-se, nesse estudo, as informações impressas acerca da formação do psicólogo, ou seja, aquelas que auxiliam a decisão por um referido curso, no caso, a Psicologia. As características das informações impressas foram avaliadas a partir da análise documental das páginas virtuais das Instituições de Ensino Superior e das publicações de bancas de revista. Para proceder à análise documental das informações presentes nas fontes foi organizado um procedimento em que constavam tabelas de análise, cujos conteúdos eram os conceitos prévios das categorias e de seus indicadores específicos. Essas categorias foram divididas em: Formação profissional, Mercado de trabalho, Campo de atuação, Perfil do profissional e Retorno do investimento. As fontes foram avaliadas observando-se os critérios relativos à qualidade das mesmas. A fidedignidade da análise das fontes foi obtida através da comparação de dados coletados pela pesquisadora com dois juízes. Os resultados obtidos permitem concluir que as informações veiculadas que podem ser utilizadas no processo de tomada de decisão pelo curso de Psicologia são incompletas. Algumas fontes apresentam-se pouco abrangentes, pois direcionam a informação apenas para uma categoria de análise. O mesmo ocorre com a qualidade da informação, deixando as fontes pouco precisas para quem necessitar utilizá-las para fazer uma escolha profissional.
Numero de Controle local 214338
Número controle Bibliodata SC000797511
Assuntos Psicologia
Psicologos - Formação
Orientação profissional
Processo decisorio