Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0171   
Autor Principal Provenzano, Maria Alice Branco Campos
Demais autores Kubo, Olga Mitsue, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Percepções de alunos da 7a. série com desempenho escolar esperado e aquém do esperado sobre seus próprios desempenhos e de seus colegas / [dissertação] / Maria Alice Branco Campos Provenzano ; orientadora, Olga Mistue Kubo. -
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física x, 122 f. : tabs., grafs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0171.pdf
Notas de Resumo Estudos sobre relações entre fracasso escolar, desemprego juvenil e déficits em aspectos psicossociais e da saúde demonstram que jovens com história de fracasso escolar têm mais dificuldade na integração social e na inserção no mercado de trabalho do que jovens sem história de fracasso. O objetivo desse estudo foi o de caracterizar as percepções de alunos de 7ª série sobre seus próprios desempenhos e de seus colegas. Essa caracterização poderá contribuir para uma revisão crítica do papel da escola e dos procedimentos para educar utilizados por pais e professores. Participaram alunos que apresentaram desempenho escolar aquém do esperado (NA) e seus colegas com desempenho esperado (A). A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista e questões derivadas da sociometria. Os resultados indicam que há uma modificação na percepção que o aluno tem da escola em sua trajetória escolar. De uma aprovação inicial, de praticamente todos alunos, há uma redução na quantidade de indicações sobre querer permanecer na escola. Todos os alunos atribuem ao futuro pessoal e profissional o motivo pelo qual vêem à escola e fazem mais referências positivas ao indicarem o que acham da escola onde estudam. Essas #verbalizações positivas#, sugerem que os alunos estejam reproduzindo aquilo que ouvem no próprio ambiente
Numero de Controle local 221029
Número controle Bibliodata SC000796051
Assuntos Psicologia
Fracasso escolar
Alunos
Desempenho
Ensino de primeiro grau