Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0173   
Autor Principal Xikota, Jaqueline Longo
Demais autores Soares, Dulce Helena Penna, 1957- , orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Planejamento de carreira [dissertação] : um estudo com egressos de cursos de administração / Jaqueline Longo Xikota; orientadora, Dulce Helena Penna Soares. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física 1 v. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0173.pdf
Notas de Resumo Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepção de egressos de cursos de Administração sobre planejamento de carreira. Caracterizou-se como um estudo qualitativo de caráter exploratório. O procedimento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, que combinou perguntas abertas e fechadas. Foram realizadas nove entrevistas com egressos do ano de 2002 de cursos de Administração que freqüentavam pós-graduação em nível de especialização. Os resultados, analisados com base na análise de conteúdo e confrontados com a escassa literatura sobre planejamento de carreira disponível nas diferentes áreas do conhecimento, apontaram que o entendimento de grande parte dos entrevistados se aproxima no que diz respeito ao planejamento de carreira. Suas falas nortearam-se pelas idéias de "aonde quero e posso chegar", e de que conseguir chegar depende única e exclusivamente de um esforço individual. Tanto a formação acadêmica quanto a formação recebida no dia-a-dia contribuíram para o entendimento que os entrevistados têm acerca de planejamento de carreira. A grande maioria obteve informações sobre planejamento de carreira no meio acadêmico, mas houve unanimidade em considerar que o tema foi estudado superficialmente. Quanto a ter desenvolvido e estar desenvolvendo um planejamento de carreira, houve contradições entre o discurso e a ação dos entrevistados. Atualmente todos estão planejando suas carreiras e consideram que esse planejamento é responsabilidade do próprio trabalhador. Consideram também que a carreira precisa ser pensada e planejada pelos trabalhadores; apontam vantagens concretas na atitude de planejar e, finalmente, percebem a qualificação como um componente do planejamento de carreira e acreditam que essa qualificação é o que garante a possibilidade de ingressar e permanecer no mercado de trabalho. Os resultados obtidos permitiram perceber como a ideologia neoliberal está impregnada nos discursos dos participantes no que tange à responsabilidade pela sua carreira, cujo sucesso, segundo eles, depende do esforço individual. Também, apontaram a importância da escola como instância significativa nos atos de perceber e agir sobre a carreira.
Numero de Controle local 221317
Número controle Bibliodata SC000831698
Assuntos Psicologia
Carreiras - - Planejamento
Orientação profissional
Profissões de nivel superior