Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0176   
Autor Principal Marchett, Simone Carla Echer
Demais autores Medeiros, José Gonçalves, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal O ensino de habilidades de consciência fonológica a estudantes alfabetizados / [dissertacão] / Simone Carla Echer Marchett ; orientador, José Gonçalves Medeiros. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física 112 f. : il., tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Notas de Resumo O presente estudo verificou se o ensino de habilidades de consciência fonológica facilita a aprendizagem das relações de discriminação condicional de letras que representam fonemas que se opõem pelo traço de sonoridade. Para tanto, foi realizado um procedimento de exclusão, com alunos de séries iniciais que trocavam letras na leitura e escrita. Após uma triagem inicial, habilidades de consciência fonológica foram ensinadas aos participantes e, na seqüência, os mesmos foram avaliados através de sondas das relações AC. Em uma avaliação final, a porcentagem de acertos aumentou, em especial para os dois alunos que mais trocaram letras na triagem inicial. Na cópia de texto, nenhum aluno apresentou troca de letras. Na leitura em voz alta, todos os alunos apresentaram melhora na fluência de leitura, e, na escrita espontânea, quatro alunos melhoraram o número de acertos. No teste de consciência fonológica, os alunos demonstraram que aprenderam as relações ensinadas. Nas sondas de síntese, segmentação, manipulação e transposição de sílabas, a porcentagem de acertos foi maior que na de fonemas, assim como houve aumento na porcentagem de acertos nas sondas finais. Pode-se afirmar, portanto, que o ensino de habilidades de consciência fonológica funcionou como facilitador da escrita para alunos que apresentavam troca de letras.
Numero de Controle local 221430
Número controle Bibliodata SC000832473
Assuntos Psicologia
Consciencia
Fonetica