Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0174   
Autor Principal Xavier, Sandro Marcelo
Demais autores Kubo, Olga Mitsue, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Comportamento participativo de moradores atendidos por um programa social de habitação / [dissertação] / Sandro Marcelo Xavier ; orientadora, Olga Mitsue Kubo. -
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física ix, 134 f. : il., tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0174.pdf
Notas de Resumo Conquista dos movimentos sociais que lutaram e ainda lutam por princípios democráticos, diversos são os processos e condições de participação comunitária ofertadas pelo Estado. Estudos sobre o tema da participação em políticas públicas indicam a ampliação, nos anos de 1990 da oferta de políticas e programas participativos, em alguns casos, além da efetiva capacidade da sociedade de deles apropriar-se. Um dos aspectos fundamentais para a compreensão desse fenômeno diz respeito à análise da dimensão psicológica do comportamento de participar. Numa comunidade atendida por um programa habitacional de cunho participativo, foram entrevistados moradores com distintos níveis de participação, a fim de levantar as características do comportamento participativo. Os dados permitiram definir as características sócio-econômicas e comportamentais de cada grupo, assim como as percepções deles sobre a comunidade onde moravam, o programa habitacional e o processo participativo vinculados ao programa habitacional. Os dados obtidos por meio dos relatos desses moradores possibilitaram identificar alguns dos determinantes que podem estar facilitando ou dificultando a apresentação do comportamento participativo e derivar decorrências no intuito de serem contribuições às áreas de estudo e campos de trabalho relacionados a processos que se pretendam efetivamente participativos.
Numero de Controle local 221468
Número controle Bibliodata SC000832511
Assuntos Psicologia
Politicas publicas - Participação do cidadão
Orçamento - Participação do cidadão
Habitacao popular