Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0175   
Autor Principal Nieweglowski, Viviane Hultmann
Demais autores Moré, Carmen Leontina Ojeda Ocampo, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Unidade de terapia intensiva pediátrica [dissertação] : vozes e vivências da família / Viviane Hultmann Nieweglowski ; orientadora, Carmen L. O. O. Moré. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física xiv, 116 f. : il. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0175.pdf
Notas de Resumo O presente trabalho buscou investigar e analisar o impacto que a internação de uma criança em UTIP, gera nas relações familiares. Utilizou-se a abordagem da pesquisa qualitativa, sendo pesquisadas oito famílias, através de entrevista semi-estruturada. A análise de dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo. Foram estabelecidas seis grandes categorias e suas respectivas sub-categorias de análise. O pensamento sistêmico, a teoria do ciclo vital da família e a perspectiva ecológica foram os suportes teóricos que sustentaram a análise dos resultados. Dentre estes destaca-se: o impacto inicial da internação na família, atuando como uma barreira que dificulta tanto a compreensão das ações de saúde como a comunicação da mesma com a equipe. A presença de sentimentos mobilizadores, tais como impotência, incerteza e medo. A rápida reorganização das relações familiares e resignificação das mesmas. O surgimento de uma rede de apoio tanto familiar como social e o apelo às crenças para lidar com a situação. O pai apareceu como uma figura importante para o suporte emocional à mãe da criança. Os avôs e tios paternos e maternos foram as pessoas que mais auxiliaram os membros familiares que permaneciam no hospital. Conclui-se ressaltando a importância de tornar visível para a equipe de saúde o conjunto das relações familiares e suas vivências, com a finalidade de fortalecer práticas de humanização. Em relação à família, ampliar a escuta das diferentes vozes dos membros, a fim de conhecer a estrutura familiar e visualizar formas de otimizar sua reorganização diante da internação da criança na UTIP.
Numero de Controle local 221470
Número controle Bibliodata SC000832546
Assuntos Psicologia
Unidade de tratamento intensivo
Pediatria
Criancas - - Assistencia hospitalar - Relações com a familia