Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0183   
Autor Principal Tosi, Patrícia Consuelo Silveira
Demais autores Botome, Silvio Paulo, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Título Principal Expectativas de responsáveis por setores de recursos humanos em relação à atuação dos psicólogos em organizações / [dissertação] / Patrícia Consuelo Silveira Tosi ; orientador, Sílvio Paulo Botomé. -
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física x, 183 f. : tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0183.pdf
Notas de Resumo As transformações ocorridas na economia, na política, nas relações sociais e nas relações de produção têm levado a mudanças nas estruturas e no funcionamento das organizações. Todos esses aspectos são responsáveis pelo surgimento de múltiplas expectativas relacionadas à atuação do psicólogo e pela ampliação do seu campo de trabalho. Dada a importância do ensino superior no desenvolvimento e formação dos alunos, é demandatório reconhecer quais as aprendizagens necessárias para formar um psicólogo organizacional capaz de trabalhar nessa realidade social e com os problemas que sua atuação encontrará. Uma das possibilidades para fazer isso, é examinar aquilo que as empresas necessitam ou têm de expectativas em relação ao que o psicólogo possa ou deva fazer. Primeiramente, foram selecionadas empresas de pequeno e médio porte do setor de serviços e comércio, localizadas em um município do meio-oeste do Estado de Santa Catarina. Os sujeitos foram quatro proprietários responsáveis pelos setores de recursos humanos dessas empresas que supervisionavam atividades de estágio realizadas por estudantes de Psicologia na organização, um funcionário responsável pelos estagiários de Psicologia e pelo psicólogo que atuava em uma das empresas. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista, elaborada a partir da identificação das características e fenômenos os quais o psicólogo precisará enfrentar em futuras situações cotidianas no trabalho. Os resultados obtidos mostram que as expectativas relacionadas à atuação do psicólogo na organização são na maioria equivocadas ou limitadas no campo de atuação do psicólogo: desenvolver atividades comumente realizadas pelos psicólogos e conhecidas como atividades tradicionais ou de nível técnico; intervir clinicamente nos problemas da empresa; desenvolver atividades burocráticas e rotineiras; atuar de maneira "mágica" como se o psicólogo conseguisse; ser submisso às determinações e rotinas da empresa. Além dessas expectativas, foram observadas expectativas pertinentes à formação do profissional: colaborar e propor soluções para os problemas da organização, "transmitir segurança", liderar pessoas na empresa, ser criativo, ser ético, apresentar comportamentos de produção de conhecimento, relacionar-se com outras pessoas. Os dados indicam a necessidade de orientar a formação do aluno para prepará-lo a lidar com expectativas equivocadas, inadequadas e pertinentes à atuação do psicólogo. A partir das expectativas encontradas foram especificadas várias competências profissionais que podem ser desenvolvidas nos cursos de Psicologia para capacitar os psicólogos a lidarem com várias situações que constituirão problemas com os quais se defrontarão como profissionais.
Numero de Controle local 221566
Número controle Bibliodata SC000833917
Assuntos Psicologia
Psicologia organizacional
Psicologos
Formação profissional
Psicologia - Estagios