Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0179   
Autor Principal Carboni, Liliane Regina
Demais autores Schulze, Clelia Maria Nascimento, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal A influência de uma exposição científica sobre as representações sociais e atitudes relativas ao meio ambiente [dissertação] : um estudo com alunos do ensino médio / Liliane Regina Carboni ; orientadora, Clélia Maria Nascimento Schulze. -
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física 1 v. : il., tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0179.pdf
Notas de Resumo Esta pesquisa estudou a influência de uma exposição científica nas representações sociais e atitudes relativas ao meio ambiente no contexto de uma exposição científica. Foram pesquisados alunos de Ensino Médio. Utilizou-se como marco teórico a Teoria das Representações Sociais, em uma abordagem estrutural. Re-editou-se uma exposição científica que explicitava o contraste entre o homem como excluído ou como parte integrante do meio ambiente, levando em conta a noção de paradigmas ambientais. Na re-edição foi incluído o tema "água". Participaram da pesquisa 268 estudantes do ensino médio de quatro escolas de Florianópolis. Metade dos estudantes não visitou a exposição (grupo controle) e a outra metade visitou (grupo experimental). Aplicou-se dois questionários estruturados e auto-administrados. No grupo controle, a coleta foi realizada em dois momentos e no grupo experimental, em três momentos. Pode-se afirmar que houve uma influência da exposição nas representações sociais e atitudes em relação ao meio ambiente dos indivíduos do grupo experimental, e esta se mostrou mais acentuada em um curto prazo de tempo, que em um médio prazo de tempo (um mês após a exposição). Também há diferenciações nos resultados coletados com o uso de técnicas diversas, o que sugere que diferentes aspectos das representações emergem dependendo do instrumento de coleta utilizado na pesquisa.
Numero de Controle local 221581
Número controle Bibliodata SC000833895
Assuntos Psicologia
Ensino de segundo grau - Florianopolis (SC)
Divulgação científica
Meio ambiente
Representações sociais