Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0187   
Autor Principal Nogueira, Renata Sá Fortes Régis
Demais autores Soares, Dulce Helena Penna, 1957- orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Avaliação da informação profissional num processo de O.P. via internet / [dissertação] / Renata Sá Fortes Régis Nogueira ; orientadora, Dulce Helena Penna Soares. -
Publicação Florianópolis, 2004.
Descrição Física 1 v. : grafs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Notas de Resumo Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a informação profissional num processo de orientação profissional via internet, verificando seus limites e alcances. Participaram deste estudo usuários da internet, de cidades como Florianópolis (SC), Brusque (SC) e Canoas (RGS), com idades entre 16 e 40 anos, interessados em discutir a escolha da profissão. Os instrumentos utilizados foram: Escala de maturidade para escolha profissional (EMEP), entrevista inicial e final, questionário inicial e final e atividade da carta para alguém que não participou do grupo. Foram formados dois grupos (A e B), compostos por seis e quatro participantes respectivamente. Quatro participantes desistiram, sendo dois de cada grupo. O grupo A foi submetido a intervenção em dez encontros, sendo dois individuais e o grupo B a nove encontros, sendo dois individuais. Procedeu-se a análise dos dados quantitativos, com base nos resultados obtidos na Escala de maturidade para escolha profissional, comparando seus resultados no inicio e no final do processo de orientação. Os dados qualitativos foram analisados através das falas dos participantes nas entrevistas individuais, no inicio e fim do processo, nas respostas dos questionários inicial e final, dos registros do processo em grupo e na avaliação feita pelos participantes na atividade da carta. Os resultados obtidos através da comparação da EMEP inicial e final evidenciaram amadurecimento na sub-escala conhecimento da realidade profissional, em ambos os grupos, com exceção de um participante do grupo A. No que se refere ao amadurecimento total, apenas um manteve-se estável, todos os outros aumentaram sua pontuação na escala geral de amadurecimento. . Esse amadurecimento também pôde ser observado no processo grupal, na entrevista individual e no questionário final. Estes resultados mostraram que a informação profissional no processo de orientação profissional via Internet pôde auxiliar na escolha da profissão dos participantes.
Numero de Controle local 221643
Número controle Bibliodata SC000834379
Assuntos Psicologia
Orientação profissional
Internet (Redes de computadores)