Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD     UFSC     PPSI    0191   
Autor Principal Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira
Demais autores Lago, Mara Coelho de Souza, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Adolescência, gênero e AIDS nos significados atribuídos por jovens de três escolas de Florianópolis / [dissertação] / Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes ; orientadora, Mara Coelho de Souza Lago. -
Publicação Florianópolis , 2005.
Descrição Física 1 v. : tabs., grafs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0191.pdf
Notas de Resumo Este trabalho teve como objetivo investigar junto a adolescentes do Ensino Fundamental de três Escolas do Município de Florianópolis, qual o entendimento que possuem sobre adolescência, gênero e AIDS, procurando, dessa forma, dar voz a esses/as jovens. Para tanto, foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas, nas 5ª e 7ª séries de duas escolas seriadas, e a jovens de idades entre 15 a 20 anos no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como foram realizados grupos de discussões focais nas 7ª séries dessas escolas. Foram utilizados procedimentos de análise das informações obtidas nas respostas dadas aos questionários e às falas expressas nos grupos focais, agrupando-as a partir das temáticas investigadas. Constatou-se a importância da escuta do que pensam os/as adolescentes e jovens a respeito da adolescência, das relações de gênero e das DST/AIDS como um recurso a mais para efetivação da participação social desse grupo nas políticas públicas de saúde e promoção de cidadania. A análise das colocações dos/as estudantes investigados/as confirmaram que não é possível propor uma estratégia única na aplicação de políticas de prevenção às DSTs. É necessário pensar contextos e realidades específicas em um trabalho permanente de prevenção, de educação sexual e de tomada de consciência com relação à sexualidade e aos significados atribuídos a ela e às relações de gênero pelos jovens.
Numero de Controle local 222421
Número controle Bibliodata SC000837408
Assuntos Psicologia
Adolescencia
Relações de gênero
AIDS (Doença)
Educacao sexual
Adolescentes - Florianopolis (SC)