Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0201   
Autor Principal Foza, Valdeci
Demais autores Takase, Emilio, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal O efeito da técnica de Biofeedback na atenção visual seletiva de atletas juvenis de futebol de campo / [dissertação] / Valdeci Foza ; orientador, Emílio Takase.-
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física IX,63 f. : grafs., tabs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0201.pdf
Notas de Resumo O biofeedback é uma técnica cognitiva comportamental de modificação do comportamento através de aprendizagem voluntária sobre os processos fisiológicos por meio de auto-regulação. O presente estudo teve por objetivo investigar a aplicação da técnica de biofeedback sobre a atenção de atletas juvenis de futebol de campo. Fizeram parte do estudo 13 participantes do sexo masculino, com idade de 15 anos, e mais 2 anos de prática, integrantes de uma mesma equipe, com treinamento diário de 2 horas, com 1 ou 2 jogos semanais. Os participantes foram distribuídos randomicamente em dois grupos: (G1) o grupo experimental e (G2) o grupo controle. Ambos os grupos foram submetidos ao teste proposto por Harris & Harris (1984) de atenção visual seletiva. Investigou-se a atenção visual seletiva de curta duração com memória de trabalho (CD-MT), e sem memória de trabalho (CD), e atenção visual seletiva de longa duração com memória de trabalho (LD-MT) e sem memória de trabalho (LD). Foram realizadas sete intervenções de 10 minutos no período de 6 semanas. As intervenções foram realizadas através de um software denominado mentalgames (Audiostrobe@), o qual consistia em produzir controle sobre um estímulo na tela de um computador, comandado através da resposta galvânica da pele (RGP), coletada pelo equipamento ThoughtStream2®. O jogo apresentava quatro fases que deveriam ser superadas. Foram coletadas as RGP e freqüência cardíaca (FC) durante a realização das intervenções. Para a análise dos dados foi utilizado o pacote estatístico BioEstat 3.0. Os resultados encontrados para a RGP demonstraram que o número de fases alcançadas se relaciona com o comportamento da curva da RGP. A FC não apresentou nenhum tipo de relação com o número de fases atingidas e nem com a RPG. Para a análise entre pré e pós-teste, utilizou-se o teste não-paramétrico de Wilcoxon. Os resultados encontrados no G1 foram: para a CD-MT de 18,8+8,6s e 13,3 +4,1s, para a LD-MT de 8,9+1,8s e 6,7+1s, para a CD de 24,5+8,3s e 18,5+ 12s e para a LD de 13,93+1,7s e 12,1+2,1s para pré e pós-intervenção respectivamente. Apenas os valores da LD-MT apresentaram diferenças significativas entre pré e pós-teste. Os resultados do G2 foram: para a CD-MT de 13.1+3,2s e 13,9+5,8s, para a LD-MT de 8,4+2,1s e 9+2,6s, para a CD de 31,6+16,3s e 17,9+13,3s e para a LD de 14,8+7s e 10,9+3,9s para pré e pós-intervenção respectivamente. Foram encontradas diferenças nos valores de pré e pós-testes em CD e LD no G2. A análise de correlação de Pearson demonstrou uma mudança significativa no comportamento do grupo experimental do pré para o pós-teste. O mesmo resultado não foi observado no grupo controle. Através dos resultados alcançados concluiu-se que a técnica de biofeedback é capaz de modificar e/ou desenvolver os processos de atenção visual seletiva.
Numero de Controle local 223183
Número controle Bibliodata SC000843092
Assuntos Psicologia
Futebol
Jogadores de futebol
Treinamento
Cognição
Atenção