Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0199   
Autor Principal Knabem, Andréa
Demais autores Soares, Dulce Helena Penna, 1957- orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Trajetória profissional e âncoras de carreira de Edgar Schein [dissertação] : traçando possíveis relações / Andréa Knabem ; orientadora, Dulce Helena Penna Soares. -
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física ix, 110 f. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0199.pdf
Notas de Resumo Esta pesquisa investiga a trajetória profissional e as Âncoras de Carreira de Edgar Schein, de nove trabalhadores de formação superior diferentes, com idades entre 28 (vinte e oito) e 52 (cinqüenta e dois) anos, das cidades de Joinville e Florianópolis. Foram utilizadas as categorias de trajetória profissional e Âncoras de Carreira, a primeira entendida como o percurso que o trabalhador desenvolve ao longo da vida de trabalho, e a segunda como o elemento de si mesmo que a pessoa não abandonaria em uma situação de mudança, conforme a concepção de Schein (1993). Procurou identificar as trajetórias profissionais dos sujeitos pesquisados, trabalhadores com vínculo empregatício e no mínimo dez anos de experiência profissional, e relacioná-las às Âncoras de Carreira de cada um. Para tal, foram investigados o início das carreiras profissionais, o planejamento das carreiras, a relação das âncoras profissionais dos sujeitos com as mudanças em suas trajetórias de trabalho. Três trabalhadores apresentaram um objetivo profissional inicial estabelecido para o desenvolvimento da carreira, tendo os demais desenvolvido objetivos e metas ao longo da vida profissional. As Âncoras de Carreira identificadas foram relacionadas com diferentes momentos da trajetória profissional dos entrevistados, despertando interesses e pontos de continuidade de seu projeto profissional. Todos os entrevistados apresentaram uma visão de futuro para a vida profissional, buscando novos desafios ou a estabilidade da manutenção do momento profissional atual.
Numero de Controle local 223568
Número controle Bibliodata SC000844072
Assuntos Psicologia
Orientação profissional
Interesse profissional
Profissões - Desenvolvimento