Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0204   
Autor Principal Dalcin, Gladis
Demais autores Scotti, Sergio, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Um estranho no ninho [dissertação] : um estudo psicanalítico sobre a constituição da subjetividade do sujeito surdo / Gladis Dalcin ; orientador, Sérgio Scotti. -
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física 142 f. ; 2005
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0204.pdf
Notas de Resumo Esse trabalho discute a problemática dos surdos pré-lingüísticos com diagnóstico de surdez profunda, filhos de pais ouvintes, que tiveram contato com a comunidade surda e com a língua de sinais a partir da adolescência. Justificamos o desenvolvimento de um estudo aprofundado sobre esse tema pelo fato de que estes surdos se encontram imersos em uma comunidade lingüística diferente da sua, onde não há um ambiente lingüístico que lhes possibilite a apreensão de sua língua natural a língua de sinais, e onde estão impossibilitados de apreender a língua de seus pais a língua oral. Frente a essa realidade temos como objetivo investigar como esses surdos internalizam a cultura familiar e de que maneira essa internalização colabora para a sua subjetividade. O método utilizado é o qualitativo, na forma de estudo de caso analítico-descritivo a partir de três casos que foram analisados pela análise do discurso e interpretados pela psicanálise.
Numero de Controle local 223932
Número controle Bibliodata SC000844943
Assuntos Psicologia
Psicanalise
Subjetividade
Surdez
Surdos - Comunicação