Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0208   
Autor Principal Lima, Tatiana Azevedo de Souza da Cunha
Demais autores Zanella, Andrea Vieira, orientadora
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal A produção de sucesso e fracasso escolar por meio das fichas de avaliação [dissertação] : uma investigação junto aos Ciclos de Desenvolvimento Humano em Goiânia / Tatiana Azevedo de Souza da Cunha Lima ; orientadora, Andréa Vieira Zanella. -
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física 159 f. : grafs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0208.pdf
Notas de Resumo Nesta pesquisa investigou-se o discurso pedagógico presente nas fichas de avaliação do Ciclo Básico de uma escola municipal de Goiânia visando analisar se esse discurso produz/legitima o sucesso ou o fracasso escolar. A fonte de informações para a pesquisa consistiu em documentos públicos, sendo a análise do discurso utilizada para a interpretação e compreensão das informações obtidas. Nas fichas de avaliação constatou-se uma ênfase em aspectos sociais (participação, interação nos grupos, socialização, cooperação), sendo que os aspectos cognitivos mencionados referiam-se ao domínio de conteúdos específicos, principalmente Língua Portuguesa e Matemática. Constatou-se uma falta de clareza dos critérios de avaliação recomendados pela Secretaria Municipal de Goiânia, o que reflete na avaliação realizada pelo professores em suas respectivas escolas. Considerando que as professoras, ao registrarem os resultados obtidos em sala de aula com seus alunos, revelam suas concepções do processo ensino-aprendizagem, verificou-se uma crença na aprendizagem enquanto processo individual e fruto do esforço pessoal, sendo portanto o sucesso ou fracasso escolar dependente apenas do próprio aluno.
Numero de Controle local 224632
Número controle Bibliodata SC000850498
Assuntos Psicologia
Fracasso escolar - Avaliação
Rendimento escolar - - Avaliacao