Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD     UFSC    PPSI    0221   
Autor Principal Santos, Maira Elisabete dos
Demais autores Schulze, Clelia Maria Nascimento, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Interações sociais e atitudes do público em uma exposição científica sobre meio ambiente [dissertação] / Maira Elisabete dos Santos ; orientadora, Clélia Maria Nascimento Schulze. -
Publicação Florianópolis, 2005.
Descrição Física 110 f. : ils., tabs. + 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia.
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0221.pdf
Notas de Resumo Os padrões de interação social e as atitudes de visitantes de uma exposição científica foram o foco deste trabalho. As interações sociais são fundamentais nos processos de gênese e difusão das representações sociais e as atitudes destacam orientações globais em torno de objetos representacionais. Nesta pesquisa buscou-se investigar se há relação entre as atitudes de estudantes que participam de uma exposição científica e os padrões de interação apresentados por eles durante a visita à exposição. A exposição Paradigmas de Meio Ambiente veiculava o contraste entre o Paradigma Social Dominante e o Novo Paradigma Ambiental. Participaram da exposição, 151 alunos do ensino médio de duas escolas de Florianópolis, uma da rede privada e outra da rede pública de ensino. Na exposição fez-se a leitura de banners, observação de fotografias e assistiu-se um debate em vídeo. Em seguida, os estudantes responderam dois instrumentos: um questionário de atitudes frente ao novo paradigma em um site (em pequenos grupos) e três questões sobre sua percepção da exposição (individualmente). Todas as atividades interativas (entre si e com os objetos e atividades da exposição) foram gravadas em vídeo. Os resultados apontam que as interações mais freqüentes durante a passagem pela exposição, foram interações com objetos expostos e comentários breves. Na resposta ao questionário, predominou uma prontidão dos grupos nas respostas e as atitudes dos grupos foram favoráveis ao novo paradigma ambiental. Finalmente, o conteúdo das questões abertas, em conjunto com as outras análises, sugere que, embora os participantes tenham identificado elementos dos dois paradigmas, não houve clareza na apreensão conceitual destes. Em síntese, a favorabilidade dos alunos em relação ao novo paradigma teve correspondência com a forma como interagiram, de modo geral rápida e pouco discutida, mas que confirmam tanto nas interações, quanto nas atitudes, uma coerência entre as mesmas.
Numero de Controle local 225742
Número controle Bibliodata SC000866874
Assuntos Psicologia
Interacao social
Representações sociais
Atitude