Dados do Acervo - Teses

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0256   
Autor Principal Baratto, Geselda
Demais autores Souza, Fernando Aguiar Brito de, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Reflexões sobre a transferência e a prática clínica da psicanálise na experiência de clínica-escola de psicologia [tese] / Geselda Baratto ; orientador, Fernando Aguiar Brito de Souza. -
Publicação Florianópolis, 2006.
Descrição Física ix, [219] f. ; 30 cm
Notas Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://tede.ufsc.br/teses/PPSI0256.pdf
Notas de Resumo Neste trabalho é produzida uma reflexão sobre a inserção da prática clínica da psicanálise em clínica-escola de psicologia. No seu desenvolvimento são levantados questionamentos e tecidas elaborações sobre a experiência clínica realizada pelos estagiários de psicologia no decurso de um ano de estágio, sobre o trabalho de supervisão e sobre o tratamento oferecido aos pacientes. Seu objetivo fundamental é refletir e desenvolver as particularidades da práxis da psicanálise no contexto institucional acadêmico, tendo por referência conceitos consagrados como fundamentais à prática analítica. Tomando como ponto de partida o conceito de transferência em A interpretação de sonhos (1900), articulando-a aos desenvolvimentos e elaborações efetuadas posteriormente na obra de Freud e de Lacan, é demonstrado que a sua complexidade só pode ser apreendida a partir de seu entrelaçamento com os conceitos de sujeito do desejo inconsciente, fantasma, repetição, resistência e sugestão. É sublinhado que a transferência ocupa um lugar de destaque na psicanálise, constituindo-se num conceito clínico fundamental por estar situada como elemento ordenador e mola mestra do tratamento analítico. Este trabalho se fundamenta, por um lado, na prática de supervisora em clínica-escola de psicologia e, por outro, no referencial teórico da psicanálise.
Numero de Controle local 237351
Número controle Bibliodata SC000951588
Assuntos Psicologia
Psicanalise - Estudo e ensino