Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0259   
Autor Principal Trierweiler, Michele
Demais autores Silva, Narbal, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Atuação dos psicólogos em programas de qualidade de vida nas organizações de trabalho [dissertação] / Michele Trierweiler ; orientador, Narbal Silva. -
Publicação Florianópolis, 2007.
Descrição Física 161 f. : grafs. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://tede.ufsc.br/teses/PPSI0259.pdf
Notas de Resumo A Qualidade de Vida no Trabalho vem sendo um fator importante nas discussões sobre os processos organizacionais e o trabalho; as questões de ordem psicossocial, que superam os aspectos relacionados a processos e procedimentos no trabalho, as transformações tecnológicas ou exigências organizacionais adquirem relevância e o trabalhador vem sendo transformado em foco de preocupação dos dirigentes das organizações de trabalho para atingir seus objetivos. Como conseqüência, profissionais como os psicólogos começam a ter seu papel reconhecido, já que estariam aptos para intervir no comportamento humano e poderiam criar condições que facilitassem a QVT e garantissem a efetividade do desempenho organizacional. Em razão disto, esta pesquisa teve como objetivo geral caracterizar as principais atuações dos psicólogos na promoção da qualidade de vida nas organizações de trabalho. A amostra foi formada por seis psicólogos com atuação em programas de Qualidade de Vida em organizações de trabalho, do setor industrial e de grande porte, situadas na região de Blumenau, Jaraguá do Sul e Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos. A análise dos dados possibilitou identificar as atuações dos psicólogos na elaboração de políticas de QVT, no planejamento dos programas de QVT, na sensibilização de dirigentes e trabalhadores, na execução das ações de QVT, na avaliação das ações, na comunicação dos resultados dos programas e no aperfeiçoamento das ações. Os resultados obtidos por meio deste estudo demonstraram que os psicólogos estão envolvidos com a QVT nas organizações de trabalho, exercendo atividades consideradas essenciais para a efetividade dos programas de QVT e que vão além do nível técnico, atingindo níveis estratégicos de atuação. A pesquisa contribuiu na identificação de possíveis intervenções e relações da Psicologia com a qualidade de vida no ambiente de trabalho e também para a construção do papel do psicólogo organizacional.
Numero de Controle local 239607
Número controle Bibliodata SC000973654
Assuntos Psicologia
Qualidade de vida no trabalho
Psicologos do trabalho