Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0261   
Autor Principal Stähelin, Lucélia Santos
Demais autores Scotti, Sergio, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal O homicídio a partir do conceito psicanalítico de supereu [dissertação] / Lucélia Santos Stähelin ; orientador, Sérgio Scotti. -
Publicação Florianópolis, 2007.
Descrição Física 1 v. ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://tede.ufsc.br/teses/PPSI0261.pdf
Notas de Resumo Esse trabalho visa as determinações do supereu na causalidade psíquica do homicídio. A opinião comum entende o crime como resultado da falha de um supereu frágil. Defendemos a idéia contrária: o crime é provocado pela força de um supereu cruel. Entendemos que no cerne desta divergência está a confusão entre supereu e ideal do eu, por isso tentamos esclarecê-la. Houve a necessidade de trabalhar também com conceitos correlatos ao de supereu, como culpa, narcisismo e passagem ao ato. Utilizamos o método de pesquisa teórica, trabalhando com alguns casos reais de homicídio, como o cometido por Louis Althusser e pela senhora Lefebvre, e por fim, com o parricídio no romance Os Irmãos Karamázovi, de Dostoiévski, através do qual buscamos interlocução com a literatura. Trabalhamos também com a relação entre o Direito e a psicanálise, visando, sobretudo, a questão da responsabilidade criminal.
Numero de Controle local 239811
Número controle Bibliodata SC000973948
Assuntos Psicologia
Psicanalise
Homicidio