Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
CETD    UFSC    PPSI    0264   
Autor Principal Müller, Fernanda Graudenz
Demais autores Cruz, Roberto Moraes, orientador
Autor(es) Entidade(s) Universidade Federal de Santa Catarina . Programa de Pós-Graduação em Psicologia .
Título Principal Competências profissionais do mediador de conflitos familiares [dissertação] / Fernanda Graudenz Müller ; orientador, Roberto Moraes Cruz. -
Publicação Florianópolis, 2007.
Descrição Física 1 v. : il., tabs ; 30 cm
Notas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Inclui bibliografia
Acesso Eletrônico http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0264-D.pdf
Notas de Resumo O ofício do mediador de conflitos familiares sofrerá repercussões com a promulgação do Projeto de Lei Projeto de Lei da Câmara nº 94, de 2002 (nº 4.827, de 1998 - casa de origem), que institucionaliza e disciplina a Mediação, como método de prevenção e solução consensual de conflitos . Por esse Projeto de lei, será obrigatória a presença de um (co) mediador proveniente da Psicologia, Psiquiatria ou Serviço Social, no processo de mediação de conflitos, quando o litígio judicial versar sobre Direito de Família . Tal imposição legal possibilitará uma significativa ampliação do espaço de atuação profissional para o psicólogo no âmbito jurídico-familiar. Nesse sentido, esta pesquisa investigou as competências profissionais (conhecimentos, habilidades e atitudes) que o mediador familiar deve demonstrar para auxiliar as partes a se separarem legalmente, preservando a relação. Método: estudo descritivo-exploratório no qual foi aplicado questionário construído especificamente para esse fim, com base na decomposição de variáveis que constituem o objeto de estudo. A população pesquisada é composta por mediadores familiares que atuam prevalentemente no Fórum Central da Comarca de Florianópolis e de São José, bem como de pessoas que passaram pela mediação familiar nestes foros. Foi utilizado o Statistical Package for Social Sciences (SPSS) para a análise dos dados. Resultados: os resultados mostram que dentre as competências consideradas mais relevantes ao oficio do mediador familiar estão: enquadrar o processo de mediação; demonstrar atitude colaborativa; aperfeiçoar conhecimentos sobre vínculos familiares; estabelecer rapport e escutar ativamente.
Numero de Controle local 242477
Número controle Bibliodata SC000985377
Assuntos Psicologia
Mediacao familiar
Competencia (Autoridade legal)